terça-feira, 17 de setembro de 2024

cachoeira santa helena - SJRP

 

logo de cara já fui avisado que estávamos indo para o pulmão da cidade: a mata da tubaca. pelo que entendi bem, e lá que fica a cachoeira santa helena. eu já devo ter visitado esse local num passado, até que longínquo, provavelmente uma par de vezes, mas não lembrava se não fosse meu primo eduardo relembrar essa passagem.

foram 22k registrados da padaria são roque até a cachoeira e a volta. foi minha primeira vez pedalando uma mountain bike aro 29. eu que pensei que nunca mais ficaria com a bunda dolorida por conta do selim, estava enganado. hoje já estou no segundo dia do queixume. 

o rolê foi praticamente todo por estradas de terra e na volta pegamos um trecho de cerca de 2k da estrada SP-350. devido às queimadas que estão acontecendo praticamente no país inteiro, o ar estava esfumaçado e o sol batendo forte, numa temperatura de quase 30 graus. só para registro, não esquecer do repelente se deseja tomar um banho de cachoeira. 

o destaque do rolê, pessoalmente, foi passar pela antiga estação de trem dr. josé eugênio, da antiga mogiana. aqui deixo um trecho da história dessa estação:

HISTORICO DA LINHA: Em 1903, a Mogiana iniciou as operações do ramal de Guaxupé, que saía da estação de Ribeiro do Valle, no ramal de Mococa, e seguia até Guaxupé, pouco após a divisa do Estado de Minas Gerais. Com a extinção do trecho final do ramal de Mococa que ia desde Ribeiro do Valle até Canoas, em 7/11/1966, o ramal de Guaxupé passou a ser o trecho que seguia de Casa Branca até Guaxupé, desaparecendo o outro ramal. O trecho entre Casa Branca e Guaxupé funcionou para trens de passageiros e de carga até 1977, quando a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo e Ribeiro do Valle interditaram definitivamente a linha. Em 1986 o trecho entre Casa Branca e S. J. Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo espaço de tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados.

e, claro, pra honrar o nome do grupo ktrak bike & beer, tomamos aquela gelada no nagai.
bikers do rolê: brasília, capitão, anry, gradin e sandre