quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

são paulo > aparecida


sabe quando você imagina que algo será difícil mas acaba sendo mais que difícil? eu tinha viajado de bike somente pra santos em 2011 pela estrada de manutenção da imigrantes [relembre] e aí vem o marcos com esse convite pra aparecida. ele e outros comparsas aqui do grupo já tinham feito esse rolê ano passado e eu resolvi encarar esse ano. o rolê é bem tradicional, aparecida atrai inúmeros visitantes e romeiros de todos os cantos e muitos ciclistas já fizeram essa empreitada. saímos do parque ecológico do tietê lá pelas 5:30 da manhã, não me lembro exatamente, e seguimos pela rodovia ayrton senna e carvalho pinto até taubaté e depois pegamos a dutra até aparecida. inexperiente, fui no ritmo dos pedaleiros nos primeiros kms e já de cara vi que não seria boa ideia. mas em nenhum momento pensei em desistir, apesar de dores na coxa e uma leve assadura na virilha. uma vez um amigo me disse que o ideal é pedalar com o shorts de ciclismo (eu costumo usá-lo por baixo da bermuda) sem usar cueca. eu nunca dei muita atenção pra essa dica mas vou procurar fazer isso da próxima vez que pedalar uma longa distância. no total foram 170kms pedalados em 13 horas. muitos fazem em menos tempo. eles mesmo, no ano passado, fizeram em 9h. 
o caminho tem suas belezas naturais mas especialmente depois de taubaté quando se pega a dutra, a atenção fica mais focada nos caminhões barulhentos que passam a todo momento e no próprio esforço físico e vontade de chegar ao destino. é uma droga, mas esses acostamentos são cheios de coisas que podem furar o pneu. é bom ficar atento a isso também.
vale uma esticada na cidade pra fazer um turismo. aparecida tem uma geografia interessante e uma linda vista do morro do cruzeiro de onde se vê o imenso vale do rio paraíba do sul e os altos picos da serra da mantiqueira ao fundo. 
volte de ônibus se você não for louco. 

bikers: marcos, tonimar, wendel, kamal, rejane, eduardo, danilo, leo, celso, nat e sandre. 

2 comentários: