quinta-feira, 29 de março de 2012

Rolê #50 - Ciclofaixa ZL e Pic Nic

Neste domingo iremos comemorar no Rolê de número 50. Mais que um passeio, queremos fazer algo bacana para essa data não passar em branco.
Daremos uma volta pela Ciclofaixa da ZL e depois seguiremos para o Pq Ecológico, onde faremos um Pic nic.
Para ser um Pic nic bem legal, sugiro que cada um, se puder, levar algo para comer e beber, e também guardanapo e copo, se puderem levar.
Em relação aos copos sugiro cada um levar o seu para evitar o excesso de lixo. Então levem suas canequinhas...rsrs.
O ponto de encontro será às 8:30h, na Praça de Apoio da Ciclofaixa, mais informações no flyer abaixo:
Confirmações por aqui, ou pela nossa página do grupo no FACEBOOK, será um passeio bem tranquilo, tudo plano. Levem a família toda, todos são bem vindos!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Bicicletada de Março

A Bicicletada acontecerá em São Paulo dia 30/03/12 como sempre a última sexta-feira do mês.

Nos reunimos na Praça do Ciclista (external link)( esquina da avenida Paulista com a Consolação ).
O encontro começa a partir das 18 horas e saímos em massa crítica por volta das 20 horas, ocupando as ruas para festejar a bicicleta como meio de transporte.
A Massa Crítica Paulistana convida as pessoas a ocuparem o espaço público de maneira inteligente.
Sempre com muita alegria, pessoas em seus veículos não-motorizados irão comemorar de uma maneira nada tradicional a "Mobilidade" de todos os cidadãos da cidade.

Faça da Bicicletada SP a SUA Bicicletada. Vale levar cartazes, levar animais, ir fantasiado, protestar, berrar, fazer apitaço e falar no megafone.

"Mais amor, menos motor por favor!"

Aqui todo mundo é bem vindo, não importa o valor do seu carro ou a grife da sua cueca, venha como puder.....
A Bicicletada Paulistana (Critical Mass(external link)) acontece sempre na última sexta feira do mês há mais de 6 anos, e em mais de 400 cidades do mundo, simultaneamente. Para participar, a única obrigatoriedade é comparecer no ponto de encontro com um meio de transporte não motorizado. Pode ser Bicicleta, Patins, Skate ou até mesmo com seus próprios pés.
Não tem bicicleta ou não sabe pedalar?... sem problemas. Apareça o quanto antes na praça do ciclista ou entre em contato através dos links abaixo e veja como fazer para pegar uma bicicleta emprestada.

∴LOCAL:
O mesmo de sempre, Praça do Ciclista, que fica no canteiro central da Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra.

∴HORÁRIO:
O mesmo de sempre, concentração a partir das 18:00 e saída às 20:00.

∴TRAJETO:
Como sempre, decidido na hora, mas sempre um trajeto que seja possível para toda a massa.

Apareça e confira. Em caso de chuva, a Bicicletada está automaticamente CONFIRMADA, pois quem pedala sabe que depois da tempestade vem o ar limpo, pelo menos por algumas horas.

Mais informações: www.bicicletada.org/saopaulo

segunda-feira, 26 de março de 2012

Centro a Noite, Inauguração e Superação

Foi um fim de semana movimentadíssimo para a galera do Chave, pra quem curte um pedal e para as pessoas que estão iniciando nesse mundo das Bicicletas.
Começamos no sábado com um passeio noturno, foi o Rolê #48 com destino a Av Paulista.
E mesmo com o tempo instável a galera compareceu para o passeio.
Esq./Dir. Cima: Raja, Pati, Jana, André, Adriano, Tatá, Bruno e Gigi
Baixo: Thais, Celso, Dri e Mateus



Todos animados, seguimos ao Centro de SP, a ideia era fazer uma parada no Bar do Estadão e depois seguir para a Paulista, mas uma chuva intensa nos pegou no meio do caminho e só conseguimos chegar até o Estadão...rsrs... pelo menos deu para nos alimentar até esperar a chuva dar uma trégua e voltar para casa.
 ----------------------------------------------------
Recuperados da chuva todos a postos, tinha a Inauguração da Ciclofaixa da Zona Leste, e é claro que não poderíamos perder essa. Acompanhados pelo pessoal do Pedalare! e de outros que se juntaram a nós. Nos encontramos logo cedo para esse evento. Galera reunida e pronta para pedalar.
  
 

 A Ciclofaixa tem cerca de 14 km (7 km em cada sentido), a foto abaixo é em uma de suas extremidades próximo ao Metrô Artur Alvin.

E como sempre a Ala Feminina muito bem representada...rsrs
Tatá, Jana, Gigi, Dri, Pati e Érika
 ---------------------------------------------------------------------
 Depois às 15h tive a oportunidade de participar da Oficina Aprender a Pedalar organizado pelo Bike Anjo & Pedalinas.
video

Pra mim foi a experiência mais marcante do fim se semana. Fui o primeiro a chegar era mais ou menos 14:40h, logo começaram e se aproximar de mim algumas pessoas que vieram interessadas em aprender a pedalar. Como era a primeira vez que participava dessa oficina como Bike Anjo fiquei um pouco acanhado em prestar as primeiras informações. Dizia que logo mais os outros voluntários e organizadores estariam chegando e passaríamos as informações mais precisas.
Não demorou muito, alguns minutos depois começavam a chegar os voluntários junto com mais pessoas interessadas em aprender.
O que me chamou atenção foi o número de senhores e senhoras de idade que nunca tinham pedalado na vida e que estavam lá com uma energia enorme para quebrar essa barreira.
Com tudo pronto "bóra" colocar a mão na massa, como não imaginava como agir, fui pedir ajuda a Bike Anjo Evelyn, que com muito prazer me passou todas as dicas. Então foi só escolher um e começar a aula.

Me surpeendi como o tempo de resposta é rápido, com algumas dicas e um pouquinho de persistência vi pessoas que nunca tinham subido em uma bicicleta sairem pedalando pela praça como se já houvera feito há muito tempo.

Outra coisa que me marcou muito e que fez com que voltasse pra casa com alegria era ver o sorriso no rostos destas pessoas a cada pedalada a mais que dava na bicicleta, a cada segundo a mais sem os pés no chão. A satisfação e o prazer de ter particiado desse projeto não tem preço. Estou muuuuiiittoooo feliz!!!!!!
Esse foi o fim de semana de muito pedal, inaugurações e superações. Mas além de tudo de muita alegria e felicidade.
Até a próxima.

terça-feira, 20 de março de 2012

Rolê #48 e #49 - Tudo junto e misturado

E aí galera prontos para pedalar?
Esse fim de semana será cheio de pedal com o Chave!, tem rolê para todos os gostos.
Rolê #48 - Paulista - sábado 24/03
Encontro às 20h final da Ciclovia da Radial no Metrô Tatuapé
Rolê #49 - Ciclofaixa Zona Leste - domingo 25/03
Encontro às 9h na Pista de Skate do Tiquatira.
Mais informações no flyer abaixo.
Confirmações por aqui, ou pela nossa página do grupo no Facebook.
Contamos com a presença de vocês, PEGUE SUA BIKE E VENHA!!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Mapa Colaborativo de Acidentes em São Paulo

A jornalista e ciclista Natália Gargia, do projeto Cidades para Pessoas , criou um mapa colaborativo que reúna os acidentes com bicicletas em São Paulo . Segundo Natália, qualquer pessoa pode incluir novas informações sobre acidentes envolvendo ciclistas ou editar o que está no ar.
No mapa já foram colocados os acidentes que causaram as mortes de Márcia Prado, Julie Dias e Antônio Bertolucci, entre outros menos graves. Natália teve como exemplo Londres , por onde passou durante a primeira fase do projeto Cidades para Pessoas.
Já existem mapas colaborativos relativos aos anos de 2006 , 2007  e 2008  com dados dos locais onde houve acidentes fatais com ciclistas, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Seguindo o exemplo de Natália, a ação foi replicada no Rio de Janeiro  pelo ciclista Diego Terra.
Com as informações postadas pelos ciclistas nos mapas será possível gerar conteúdo para que as entidades representativas dos ciclistas possam cobrar o poder público por melhorias nas ruas das cidades.

segunda-feira, 12 de março de 2012

o dia que fomos parar no bar do alemão

domingo de manhã, aquele calorzinho gostoso, ocasião propícia para pegar a bike e visitar os amigos. mais legal ainda, acordá-los. papo vai, papo vem, café quentinho circulando, onde vamos almoçar? mercadão municipal. sério? tenho uma ideia melhor. tem um restaurante vegetariano na vila matilde, onde almoçava todos os dias quando trabalhava lá. restaurante vegetariano? o que tem lá pra comer? deixa de frescura, é gostoso e baratinho. barato? ah, então vamos. 
pedal curto, uns 7 kms até a vila matilde, talvez um pouco mais porque fomos do danfer até a penha pra depois voltar pra vila matilde, evitando assim as subidas fortes da região. o problema é que é quase impossível passar pela vila matilde e não parar no bar do alemão. bom, pelo menos pra mim. é tipo segunda casa. foi um prazer levar o marcos e a jana até lá pra tomar uma cervejinha. eles que sempre me ouviram falar desse bar. conheceram o leo, que trabalha lá e também gosta de bicicleta. aliás, estou devendo uma bicicletada pra ele. a liberdade de locomoção que a bike oferece é fantástica e pedalar com amigos é um plus.

granix: restaurante vegetariano.
rua amaro bezerra cavalcante, 624. vila matilde - sp. 11 2651 6392

bar do alemão
avenida marcondes de brito, 78 - vila matilde - sp.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Bicicletada Zona Leste - Março



A Bicicletada da Zona Leste é realizada toda 2ª Sexta-feira do mês, participe!


〆Local → Praça Sílvio Romero - Próximo às estações de Metrô Tatuapé e Carrão (mapa(external link))
〆Concentração → 20h00
〆Saída → 20h30


・Geralmente saindo um bonde da Praça do Ciclista(external link) rumo à ZL às 19:00, informe-se antes de cada Bicicletada.


A Massa Crítica Paulistana convida as pessoas a ocuparem o espaço público de maneira inteligente, festejando a bicicleta como meio de transporte.
Sempre com muita alegria, pessoas em seus veículos não-motorizados irão comemorar de uma maneira nada tradicional a "Mobilidade" de todos os cidadãos da cidade.

"Você aí parado, venha comemorar conosco, é o melhor lado!"

Aqui todo mundo é bem vindo, não importa o valor do seu carro ou a grife da sua cueca.
A Bicicletada (ou Critical Mass(external link)) acontece sempre na última sexta feira do mês há mais de 6 anos em São Paulo e a pouco mais de 1 ano na Zona Leste da capital, assim como em mais de 400 cidades do mundo simultaneamente.
Para participar, a única obrigatoriedade é comparecer no ponto de encontro com um meio de transporte não motorizado; pode ser Bicicleta, Patins, Skate ou até mesmo a pé!

Bicicletada Nacional

Nesta terça-feira (6) diversas cidades do Brasil e exterior farão uma Bicicletada Nacional  em apoio aos cinco ciclistas mortos estupidamente em atropelamentos em São Paulo, Santa Catarina, Pará, Brasília e Pernambuco na sexta-feira passada (2).
Durante o evento, os ciclistas farão protestos e manifestações por cidades mais seguras e habitáveis, por um tráfego mais justo, por motoristas mais conscientes e prioridade nas políticas públicas de mobilidade.
Confira abaixo a lista de cidades, horários e locais que farão parte da Bicicletada Nacional. Mais informações podem ser obtidas nas páginas dos eventos no Facebook.
Aracaju (SE): 20h, Mirante da Treze de Julho;
Belém (PA): Concentração a partir das 18h no Centro Arquitetônico de Nazaré – CAN. Saída às 19h30;
Belo Horizonte (MG): 19h, Praça da Estação;
Cascavel (PR) 18h30/19h se reunir em frente à Catedral para fazer uma panfletagem e apitasso;
Gramado (RS): 19h, Praça Major Nicoletti;
Jundiaí (SP): Embaixo do pontilhão na Av. 9 de Julho;
Londrina (PR): 19h, ponte da Av. Higienópolis (lago 2);
Manaus (AM): 19h30, Parque dos Bilhares (lado da Constantino Nery);
Maringá (PR): 19h, Praça da Catedral;
Natal (RN): 19h, Calçadão do Midway (Av. Salgado Filho);
Parnamirim (RN): 19h30, Posto BR (Aguinelo), Cohabinal
Porto Alegre (RS): 19h, Largo Zumbi dos Palmares (EPATUR);
Salvador (BA): 19h, Largo da Mariquita;
São Luís (MA): 19h, Praça do Rodão (Cohab);
São Paulo (SP): 19h, pça do ciclista (av. Paulista X rua da Consoloção);
Vitória (ES): 19h, na Praça dos Namorados até a Praia de Camburi.
Caracas (Venezuela): 19h, desde la Plaza Brión de Chacaíto hasta Bellas Artes.