segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

3º Passeio Cicloturistico Rota Márcia Prado 2011

Publicado em: 22 nov 2011 por Enzo Bertolini
Para aqueles que sempre quiseram pedalar até o litoral, para os que gostam de aventura, de conhecer gente nova e de pedalar em grupo, no próximo dia 10/12, será realizado o 3º Passeio Turístico Rota Márcia Prado.
Organizado pelo Instituto CicloBR, o passeio irá sair da ciclovia da Marginal Pinheiros, especificamente da estação Vila Olimpia da CPTM, a partir das 7h. Cada ciclista irá pedalar no seu ritmo e será orientado por placas de sinalização ao longo de todo o trajeto, especialmente nos trechos fora do Parque da Serra do Mar.
O trajeto possui 80kms saindo do Grajaú ou 100kms saindo da ciclovia da Marginal Pinheiros, e pode ser dividido em 4 partes: 14km da ciclovia, 36km de trecho de planalto, 25 quilômetros pela Estrada da Manutenção da Rodovia dos Imigrantes que passa por dentro do Parque da Serra do Mar e o trecho do litoral, já em Cubatão, com 21km e chegada programada para o Emissário no canal 1 de Santos. Veja aqui o mapa do percurso.

Os ciclistas podem partir a qualquer momento de São Paulo, porém a entrada no Parque da Serra do Mar só será possível até às 15h, para que ninguém pedale a noite.
O CicloBR conta com o apoio da CPTM, que liberou o acesso de bicicletas excepcionalmente neste sábado durante todo o dia na linha Esmeralda, apenas no sentido Grajaú; da Sabesp, que colocará o “Mata Sede” em algum ponto no trecho da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé – Colônia para que os ciclistas tenham acesso a água potável no trajeto; do coletivo Bike Anjo, que estará presente com voluntários auxiliando ciclistas menos experientes; do Ciclocidade, que fará uma Oficina Mão na Roda especial dia 8/12 no Espaço Contraponto para manutenção das bikes; Fernando Bikes, que terá uma tenda de oficina mecânica no trajeto entre a APA Bororé – Colônia; e da Ecovias e Fundação Florestal, que darão apoio em caso de emergências juntamente com voluntários ao longo do trajeto (que estarão com kits de primeiros socorros).

O retorno a São Paulo é por conta do ciclista. Há várias linhas de ônibus rumo a São Paulo em diversos horários e as empresas aceitam bicicletas no bagageiro, desde que estejam amarradas.
O passeio é classificado como nível médio pelo CicloBR, com três subidas fortes no trecho de serra e o trecho em estradas de terra com certo aclive também. Importante, no trecho dentro do Parque da Serra do Mar é obrigatório o uso de capacete, portanto vá preparado.

Na página do passeio, o ciclista encontrará informações mais detalhadas sobre o passeio, quem foi Márcia Prado, trajeto, cuidados, dicas e um FAQ com as perguntas mais frequentes.
Boa pedalada e nos vemos lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário