sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sistema de Troca de Marcha

Esses dias fuçando na internet, recebi algumas dicas de como trocar de marcha na bicicleta sem perder desempenho e prolongando o tempo de uso do câmbio.
Quem nunca deixou a corrente escapar quando trocava de marcha? Isso se deve ao fato de que algumas combinações de marchas fazem com que a corrente fique cruzada ou frouxa.
Para melhor entendimento fiz 3 imagens no Corel, que mostram como devem ser a combinação das marchas. Fiz uma para câmbio de 7 velocidades com 21 marchas, outro de 8 velocidades com 24 marchas e outro com 9 velocidades com 27 marchas.
Para quem não tem conhecimento e não liga o nome a pessoa aqui vai uma breve explicação.

COROA: é a parte por onde a corrente passa que fica junto ao pedal, geralmente são 3, nas bicicletas Speed são 2.

CATRACA: é a parte por onde passa a corrente que fica junto com a roda traseira, existem com 6, 7, 8, 9, 10 e algumas com 11.

Essa quantidade, tanto da Coroa como da Catraca e que define a quantidade de velocidade da bicicleta. Ex: uma bicicleta com uma coroa de 3 partes e uma catraca de 7 partes é uma bicicleta de 21 marchas (3 x 7= 21). E por ai vai...

Vamos as imagens: Os números representam a marcha que você está (você consegue ver a numeração que está olhando no trocador de marcha no guidão), quanto menor o número, mais leve fica a bicicleta, ou seja, para subidas o ideal e deixar o mais leve possível e para plano ou descida, deixar mais pesada.

Câmbio de 7 velocidades (21 marchas)
A combinação das cores da coroa e da catraca representam quais marchas você deve combinar. 
Se na coroa estiver no 1 a catraca tem que ficar entre 1 e 4 (LEVE), se a coroa tiver no 2 a catraca deve ficar entre 2 e 6 (MÉDIO) e se a coroa estiver no 3 a catraca deve ficar entre 4 e 7 (PESADO).

Câmbio de 8 velocidades (24 marchas)
A combinação das cores da coroa e da catraca representam quais marchas você deve combinar. 
Se na coroa estiver no 1 a catraca tem que ficar entre 1 e 4 (LEVE), se a coroa tiver no 2 a catraca deve ficar entre 2 e 6 (MÉDIO) e se a coroa estiver no 3 a catraca deve ficar entre 4 e 8 (PESADO).


Câmbio de 9 velocidades (27 marchas)
A combinação das cores da coroa e da catraca representam quais marchas você deve combinar. 
Se na coroa estiver no 1 a catraca tem que ficar entre 1 e 5 (LEVE), se a coroa tiver no 2 a catraca deve ficar entre 2 e 7 (MÉDIO) e se a coroa estiver no 3 a catraca deve ficar entre 5 e 9 (PESADO).


Lembrando que isso não é regra e nem obrigatório, mas que faz uma grande diferença usar nesse sistema faz.
Abraços.

5 comentários:

  1. Vale lembrar que as trocas de marchas devem ocorrer quando não se coloca pressão nos pedais.
    Ou seja NUNCA troque de marcha quando estiver forçando.
    Pode sim trocar de marcha em uma subida, desde que antes e durante a troca você alivie a força no pé.
    Isso, junto com a dica do Marcos ajuda muito a não desrregular os cambios e prolongam a vida dos componentes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir