quinta-feira, 7 de novembro de 2013

#87 - Cangaíba > Ponte Rasa > Artur Alvim > Ermelino Matarazzo. O rolê da caixa d'água 2.

Há basicamente três fatores que levamos em consideração para classificar um passeio de bike: ritmo, trajeto e distância. Nós do chave-de-boca costumamos pedalar em ritmo leve, sendo assim, os outros dois fatores é que pesam na classificação. O rolê da caixa d'água pode ser considerado de nível moderado. Apesar dos inúmeros morros que encontramos no trajeto, a pedalada é lenta e com várias paradas. Geralmente cada um segue seu ritmo na subida e todos se encontram no final da pirambeira. Não deixamos ninguém pra trás. A proposta é curtir a bike, conhecer os lugares. 

Luciano na Rua dos Professores
Mas que diacho é esse rolê? Quem mora na zona leste de São Paulo está acostumado a ver esses reservatórios de água da Sabesp, popularmente chamados de caixa d´água. Na nossa região, por conta da altitude dos bairros, temos várias. E fizemos delas nossos checkpoints. Na primeira edição desse rolê [#63] passamos por 3 reservatórios. A novidade da segunda edição foi a caixa d´água de Artur Alvim, o que aumentou em cerca de 10km o rolê. 

Diego no alto da Cisper
Saindo do ponto de encontro, logo de cara enfrentamos a Rua dos Professores. Com o corpo ainda frio, não é fácil. Não bastasse a inclinação, subindo de 732m pra 790m em menos de 1km, há uma curva bem no final que engana quem passa ali pela primeira vez. Quando você acha que acabou, ainda tem que enfrentar o paredão à esquerda. Mais a frente passamos pelo primeiro checkpoint, a caixa d´água do Cangaíba. Há um caminho bem rápido pra se chegar ao segundo checkpoint, mas como a ideia é curtir e conhecer lugares, fazemos um Explore ZL pela Vila Cisper. O ponto mais alto do bairro atinge 813m. De lá você tem uma visão impressionante das regiões vizinhas. Desse ponto é possível ver três dos quatro checkpoints: Caixas d´água do Cangaíba, Ponte Rasa e Ermelino Matarazzo. 

Caixa d´água de Artur Alvim ao fundo
É bem sabido que depois de uma subida, vem uma descida. Do alto da Vila Cisper descemos até a Avenida São Miguel (767m) pra depois subir novamente até a caixa d´água da Ponte Rasa, o segundo checkpoint. (802m). Desse ponto avistamos a caixa d´água de Artur Alvim a 3,5km de distância. A minha insistência com esses números é pra oferecer ao leitor uma ideia da dinâmica desse passeio. Um iniciante consegue percorrer com uma certa facilidade uma distância de 25km num terreno plano. Já a mesma distância nesse tipo de rolê não é tão fácil assim. 

Subida da fábrica Cisper
Da caixa d´água de Artur Alvim (820m), nosso terceiro checkpoint, descemos até a Radial Leste e subimos toda a extensão da Av. Águia de Haia até a Av. São Miguel. Três do cinco pedaleiros que começaram o rolê já tinham tomado o rumo de casa nessa altura, ficando somente Diego e eu. Ao invés de pedalarmos até o quarto checkpoint, a caixa d´água de Ermelino Matarazzo, fizemos um desvio pela Av. Paranaguá e descemos até o Largo 1º de Maio, uma descida longa e suave que nos leva até a Av. Assis Ribeiro, caminho de volta pra região do Cangaíba. Apesar desse tempo maluco que tem feito em São Paulo, com frio e chuva em pleno mês de Novembro, esse domingo foi de sol forte e muito suor. 

Bikers: Luciano, Diego, Tonimar, Mike e Sandre.
Distância: 25.5km.
Nível: Moderado.
Trajeto: http://ridewithgps.com/routes/3568982

Próximo rolê: #88 - Cangaíba Hell 2.

2 comentários:

  1. Gostei por tomarem como referencia as caixas de água da SABESP achei inusitado principalmente a de Artur Alvim
    http://menorcontadeagua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou procurando um grupo de pedal no Cangaiba. Vocês estão na ativa ainda?

    Arnóbio 11979887948

    ResponderExcluir