segunda-feira, 22 de abril de 2013

[Rolê #75] Vila Matilde, o bairro da lendária Toco Dance Club.

Se você tem mais de 30 anos, já deve ter ido na Toco, ou pelo menos na praça que fica na frente, mais conhecida como Praça da Toco. A danceteria abriu suas portas em 1972 e fechou em 1997. Foi frequentada por várias gerações e, para muitos, a única referência na Vila Matilde. Eu conheço o bairro desde minha infância. A vó do Ivan sempre morou por lá e no começo da minha adolescência, no começo dos anos 90, frequentava às matinês de domingo da Toco. Já o Dárcio me confidenciou que frequentou a casa em 77, quando muitos do grupo nem ainda tinham nascido. Mas a Vila Matilde não é só isso. Nesse rolê #75 fomos pedalar pela região e explorar um pouco mais do bairro.
Escola João Pinheiro
Metade dos moradores da Vila Matilde e região devem ter estudado no João Pinheiro. Dizem os mais antigos que aí era o campo do triângulo, famoso pelas peladas e campeonatos de futebol de várzea. Porém, carecemos de mais informações. Sabemos que o primeiro ano letivo foi em 1968 e que as "Escolas Agrupadas Presidente João Pinheiro" foram inauguradas pelo então prefeito Faria Lima.  
A Vila Matilde é cheia de subidas e descidas, aliás, como praticamente todos os bairros dessa região da Zona Leste. É de bike que você percebe a geografia, os pequenos córregos, as regiões de várzea. Dando sequência ao pedal, passamos por outra escola bem tradicional, São José Vila Matilde, inaugurada entre 1938 e 39. Ali perto, a primeira parada. Só pra mudar um pouco, comemos pastel e bebemos caldo de cana. Coisas que raramente fazemos...
Pastel e caldo de cana, pra variar.
Pomar Feira Limpa Vila Matilde, lugar que chamo de Frutas, Verduras e Legumes. Há várias padarias no bairro, sendo a Okinawa a mais conhecida, talvez. Mas foi aí que escolhemos pra fazer o primeiro pit stop. Tivemos que deixar o sorvete do Carrossel da Alegria e o chopp do Bar do Alemão para outra oportunidade, pois estavam fechados pela manhã. Visitamos outros pontos durante o pedal, como a Igreja Nossa Senhora do Belo Ramo e, óbvio, a Praça da Toco. 
Com um sol lindo de outono e a vontade de continuar pedalando, a galera deu aquela esticada até a Ciclofaixa Tiquatira. Curtiu? Fique ligado aqui e apareça nos próximos.  
Adesivos feitos pelo Luciano. 
Bikers do rolê: Luciano, Darcio, Marcelo, Wellington, Eduardo, Rosa, Caneca e Sandre. 
Veja o trajeto, registrado pelo Marcelo, no Sports Tracker aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário