terça-feira, 27 de agosto de 2013

# 84 - Tiquatira > Guaianazes.

Ciclofaixa Tiquatira 
Já havíamos feito esse pedal uma vez, foi o rolê #28 , que também foi o rolê inaugural do Explore ZL. Quase dois anos depois resolvemos repetir essa aventura fazendo exatamente o mesmo trajeto. Naquela época não existia a Ciclofaixa Tiquatira, que quebra um galhão pra quem pedala da Penha até Artur Alvim aos domingos e feriados. O que você tem que saber é que depois que acaba a ciclofaixa, é só avenida bem movimentada até Guaianazes. É um engano dizer que é um passeio leve e pra iniciantes. Os carros circulam em alta velocidade pela região e o ciclista é praticamente invisível. Em muitos trechos e viadutos não há acostamento para a bike e pedalar pela faixa da direita - um direito do ciclista - é bem arriscado. Uma grande pena. Outros caminhos pra se chegar até Guaianazes são inviáveis e cheios de ladeiras e ruas esburacadas, o que torna a viagem bem mais longa. O ideal mesmo seria a conscientização do motorista e boas ciclovias na região. 

Itaquerão
O Itaquerão, ainda em construção, fica bem no meio do caminho pra quem faz esse trajeto. Por uma feliz coincidência, conheci a Silvana, a única que apareceu para o rolê desse domingo de sol fortíssimo, no momento que estava tirando essa foto. Houve um desencontro na saída mas nos encontramos nesse trecho. Depois de uns minutos de conversa cada um pegou seu rumo: eu para Guaianazes, destino do rolê forever-alone. 

Mercado Municipal de Guaianazes
O Mercado Municipal de Guainazes foi inaugurado no dia 5 de maio de 1989 e recebeu o nome de Leonor Quadros. Antigamente, no local onde era o mercado, acontecia uma feira livre. Com o tempo, a prefeitura na gestão de Jânio Quadros, construiu esse espaço para abastecer os bairros de Guaianazes, Lajeado e Cidade Tiradentes. A estação de Guaianazes fica ao lado do "mercadão", como é conhecido pela população Guaianasense. No espaço há quitandas, açougues, avícolas, peixaria, empórios/mercearias, floriculturas e lanchonetes. Há até um sebo onde você pode encontrar livros raros e gibis bem antigos de colecionador. O espaço lembra bastante o Mercadão da Penha. O mercado funciona de Terça a Sábado das 8:30 às 19:30 e Domingo das 8:00 às 13:00.

Biker: Sandre.
Distância: 31.8 km (ida e volta).
Sugestão de rota por Marcos: http://ridewithgps.com/routes/3153968

Nenhum comentário:

Postar um comentário