sexta-feira, 9 de maio de 2014

#96 - São Mateus [Explore ZL].

Milhares de anos antes da chegada da família Bei, viveram ali os dinossauros. Se não acredita, pare de ler agora. Do alto do Morro do Cruzeiro era possível ver praticamente toda a extensão do vale do Rio Aricanduva. Enormes pássaros sobrevoavam a região e lá embaixo no vale, os dinossauros matavam a sede nas águas do Rio Aricanduva e do Rio das Pedras. Como todos sabemos, um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de todos esses seres. Há quem diz que os meteoros caíram bem ali onde hoje fica o bairro de São Mateus. Assim explicam as milhares de subidas e descidas que podemos ver na região. 

Com cerca de 200 mil habitantes (2010), São Mateus é um distrito que fica na Leste I da cidade de São Paulo. Conta-se que antes a região era uma grande fazenda, a Fazenda Rio das Pedras, e que mais tarde, com a aquisição das terras pela família do patriarca Matteo Bei, começou a ser chamada Fazenda São Mateus. No final de década de 40, início da história do bairro, você levaria 3 horas pra fazer o trajeto São Miguel - São Mateus. Hoje, existem vários acessos à região. Saindo do Metrô Vila Matilde, optamos pelo trajeto das avenidas Waldemar Carlos Pereira - Itaquera - Rio das Pedras. Mas você pode chegar na região pela Jacú-Pêssego, se vem de São Miguel Paulista. Há ainda as opções Conselheiro Carrão - Rio das Pedras e Avenida Sapopemba.

Ciclovia Adutora Rio Claro.
Uma das grandes atrações pra quem quer conhecer de bike a terra dos nossos anfitriões Marcelo, Tenório e José Welington, é a Ciclovia Adutora Rio Claro. Com cerca de 7 km, ela cruza o Parque da Integração Zilda Arns, ligando os bairros de Sapopemba e São Mateus. Do alto dos seus morros é possível observar a construção do famoso Expresso Monotrilho Leste, que terá 17 estações, conectando os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes. Pra fechar, não terá conhecido o espírito do bairro se não pedalar pela sua mais famosa avenida - a Avenida Matteo Bei - e não desfrutar de um bom pastel de feira. Caso não encontre a feira, corre à boca miúda que a mãe do Marcelo sempre tem uma torta deliciosa pra oferecer aos amigos ciclistas. 

Mapa do rolê [aqui].
Distância: 30.7 km.
Bikers: Marcelo, Tenório, José Welington, Walter, Silvana, Dalva, Bruna, Fernando, Claudio, Catia, Luis Roberto, Ulisses, Marcio, Roger, Ronaldo, Marcos e Sandre.

Foto: Walter Prado.

Um comentário: