segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rolê #42 - 1 Ano de Chave-de-Boca

Neste sábado o Chave-de-Boca completa 1 ano de existência, quem diria que um passeio despretensioso fosse se tornar uma tradição semanal.
Para comemorar esse 1 Ano faremos um passeio até o Centro de São Paulo, como feito no dia 04/02/2011.
Quem costuma pedalar com a gente já conhece o caminho que faremos para o Centro, porém desta vez reproduziremos o mesmo caminho do primeiro rolê, com algumas mudanças de trajeto.
Clique aqui e saiba como será o trajeto para esse sábado.
A ideia inicial era sair do Metrô Vila Matilde, mas nos encontraremos no final da ciclovia da radial no Metrô Tatuapé. Com saída programada para às 20:01h.

Mais informações no flyer abaixo:
Contamos com a presença de todos.
Confirmações por aqui ou por nossa página no Facebook.

Pegue sua Bike e venha!!!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bicicletada de Janeiro

A Bicicletada acontecerá em São Paulo dia 27/01/12 como sempre a última sexta-feira do mês.
Nos reunimos na Praça do Ciclista ( esquina da avenida Paulista com a Consolação ).
O encontro começa a partir das 18 horas e saímos em massa crítica por volta das 20 horas, ocupando as ruas para festejar a bicicleta como meio de transporte.
A Massa Crítica Paulistana convida as pessoas a ocuparem o espaço público de maneira inteligente.
Sempre com muita alegria, pessoas em seus veículos não-motorizados irão comemorar de uma maneira nada tradicional a "Mobilidade" de todos os cidadãos da cidade.

Faça da Bicicletada SP a SUA Bicicletada. Vale levar cartazes, levar animais, ir fantasiado, protestar, berrar, fazer apitaço e falar no megafone.

"Mais amor, menos motor por favor!"

Aqui todo mundo é bem vindo, não importa o valor do seu carro ou a grife da sua cueca, venha como puder.....
A Bicicletada Paulistana (Critical Mass) acontece sempre na última sexta feira do mês há mais de 6 anos, e em mais de 400 cidades do mundo, simultaneamente. Para participar, a única obrigatoriedade é comparecer no ponto de encontro com um meio de transporte não motorizado. Pode ser Bicicleta, Patins, Skate ou até mesmo com seus próprios pés.
Não tem bicicleta ou não sabe pedalar?... sem problemas. Apareça o quanto antes na praça do ciclista ou entre em contato através dos links abaixo e veja como fazer para pegar uma bicicleta emprestada.

∴LOCAL:
O mesmo de sempre, Praça do Ciclista, que fica no canteiro central da Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra.

∴HORÁRIO:
O mesmo de sempre, concentração a partir das 18:00 e saída às 20:30.

∴TRAJETO:
Como sempre, decidido na hora, mas sempre um trajeto que seja possível para toda a massa.

Apareça e confira. Em caso de chuva, a Bicicletada está automaticamente CONFIRMADA, pois quem pedala sabe que depois da tempestade vem o ar limpo, pelo menos por algumas horas.

Saiba mais sobre a Bicicletada: http://bicicletada.org/saopaulo

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Rolê #41 - Parque da Aclimação [Relato]

Depois da passagem da Arca de Noé, eis que surge ele, nosso querido amigo Sol. E assim começamos nossa pedalada rumo ao Pq. da Aclimação.
E desta vez com a agradável companhia do pessoal do Pedalare! que tinham planejado um passeio para o Centro de SP e o encontro seria no mesmo local e horário que o nosso. E para nossa alegria nos acompanharam até o Parque.
No final da Ciclovia da Radial paramos para a tradicional foto, Marcos, Isabel, Patricia, Gerson, Odair e Carlos contando com o fotógrafo oficial Darcio.
Foto: Pedalare!
A Ciclovia da Radial vem recebendo inúmeras críticas por causa da condição da pista e da falta de segurança que dá aos ciclistas principalmente a noite. Mas pude notar algumas obras de melhoria no asfalto e a colocação de postes de iluminação, quanto a segurança, temos que bater o pé e reivindicar nossos direitos afinal é mais uma ótima opção de lazer e  para quem a usa para trabalhar.

Seguimos o tradicional caminho até o Centro, e acho que depois de tanto dias de chuva os Paulistanos estavam embolorados dentro de casa, ruas praticamente vazias fizeram com que o passeio fosse bem mais agradável.

Foto: Pedalare!

Foto: Pedalare!

Pra quem quer cortar caminho pelo Centro não tem jeito, tem que enfrentar a "subidinha" da General Carneiro, mas como já estamos acostumados subimos numa roda só...rsrs.

Logo que passamos pela Praça da Sé, entramos na Av. Liberdade, onde está acontecendo comemorações do Ano Novo Chinês o Ano do Dragão. Nossos amigos Pedalarianos queriam ficar por lá, mas eu (Marcos) com meu jeitinho mineiro os convenci, principalmente a Isabel, que era logo ali um "cadinho" mais pra frente...rsrs. 

Foto: Pedalare!
E não era mesmo? Bem pertinho e tudo descida...rsrs.
Foto: Pedalare! Carlos, Marcos, Odair, Patricia, Gerson e Isabel.

Foto: Pedalare! Agora com o Darcio esq. e os demais da foto acima rsrsrs




E enfim chegamos...o Parque é muito bem cuidado, mesmo depois de tanta água ele estava limpinho com ótimas condições para seus usuários. Mas duas coisas poderiam ser melhores: primeiro, é proibido andar de bicicleta dentro do parque, na entrada há alguns paraciclos, mas se quiserem podem levar suas magrelas empurrando, esse foi o nosso caso.
Foto: Pedalare!
Segundo, não encontramos nenhum lugar dentro do Parque para o cafezinho de sempre. Mas como não desistimos nunca, encontramos um do outro lado da rua logo na saída. Mas para nossa surpresa era tudo orgânico, café, leite, açúcar tudo. Mas como somos desbravadores gastronômicos resolvemos experimentar.
Foto: Pedalare!

Foto: Pedalare!
Na volta fizemos um caminho diferente sugerido pelo Gerson que nos levava até o Pq. Dom Pedro, passamos por rua que nem imaginava que existia em São Paulo, e ainda evitamos algumas subidas. Menos a primeira pois não tinha jeito rsrs.



Desta vez o destino nos pregou uma peça inusitada, chegando ao Pq. Dom Pedro fura o pneu do Darcio, mas para nossa surpresa tinha uma bicicletaria bem a frente, ou seja, não foi transtorno nenhum.
Tudo resolvido em poucos minutos, bora pedalar? NÃO!!! Bem na hora o Gerson encontra um espinho no pneu da Patricia e ao retirá-lo... outro pneu furado...rsrs
O sonho de todo ciclista, furar o pneu em frente a uma bicicletaria...rsrs. Agora sim já podemos retornar.

Bem, esse foi o nosso passeio de domingo, espero que tenham curtido, e aqueles que não puderam comparecer, já estão intimado a irem nos próximos, tanto conosco ou com o Pedalare!, vamos pedalar.

Abraços.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Rolê #41 - Parque da Aclimação

Depois de um fim de semana chuvoso tentaremos retornar as nossa pedaladas se o "Pedrão" colaborar...rsrs.
Neste domingo 22/01 iremos conhecer o Parque da Aclimação, com uma breve passada pelo Centro de São Paulo. A ideia é fazer o tradicional caminho até o Centro, seguindo pela Avenida Liberdade e Rua Vergueiro, entrando pela Rua Dr Siqueira Campos próximo ao Metrô São Joaquim seguindo até o Parque da Aclimação. Visualize melhor a Rota clicando AQUI.
O ponto de encontro será às 8h no mesmo lugar de sempre no Metrô Penha, na escada que dá acesso à Ciclovia .
Confirmações por aqui, ou pela nossa página do Grupo no FACEBOOK.
Esperamos por vocês.

Pegue sua Bike e venha!!!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bicicletada Zona Leste


Nesta sexta acontece a primeira bicicletada da Zona Leste do ano.
A Bicicletada da Zona Leste é realizada toda segunda sexta-feira de cada mês.
O Local de encontro é sempre na Praça Silvio Romero no Tatuapé MAPA(external link).
A concentração começa às 18:30h e a saída às 20:30h.
Você que é dessa região e gostaria de pedalar a noite, essa é uma ótima oportunidade.
Então pegue sua bike e participe!!!

Mais informações: Bicicletada ZL

parque ecológico, ciclovia e quatis

bom dia chavianos! pra quem mora em são paulo e busca um lugar bem bacana pra dar uns rolês de bike com os amigos, indico o parque ecológico do tietê. além das trilhas dentro do parque, que são muito legais, tem a ciclovia várzeas do tietê. você que nos acompanha já ouviu falar bastante desse lugar. a ciclovia começa no bairro da penha e vai margeando o rio tietê até o bairro jardim helena, periferia da zona leste de são paulo. é uma grande pena que o rio se encontra num estado lastimável, mas não deixa de ser um pedal muito bonito. 

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Evoluindo Sobre Duas Rodas


Falta pouco mais de um mês para eu completar UM ano que coloquei a bike na minha vida. Confesso que gostaria de poder pedalar mais vezes na semana, mas estou bem contente com essa mudança de hábito e com o prazer que ela vem me proporcionando.
Além dos tradicionais rolês com o Chave aos domingos, sempre que posso saio com minha bike por aí, tanto para me exercitar como para realizar alguns compromissos profissionais.
É evidente como é rápido que adquirimos condicionamento em cima de uma bike, em pouco tempo conseguimos resistência e aquelas ruas antes sofridas para subir se tornam fáceis.
Neste sábado tive a prova de como meu condicionamento melhorou, claro, depois de quase um ano pedalando lógico que teria que melhorar, mas a sensação de evolução na prática tem outro sabor. E olha que já pedalei distâncias maiores, mas refazer caminhos já feitos com muito mais facilidade não tem preço.
Voltando ao sábado, fui para o Parque do Ibirapuera após receber o convite do Gerson, outro membro do Chave. Seria a grande oportunidade de me avaliar.

"Meu segundo Rolê com o Chave foi para o Pq. do Ibirapuera em 03/2011, de casa até lá ida e volta são mais ou menos 65 km. Foi um grande sofrimento para ir e muito pior para voltar, se não fosse o incentivo da galera acho que não completaria o percurso, quando cheguei em casa pensei: 'Nunca mais subo nela', ainda bem que logo desisti desse pensamento...rsrsrs"

Bem, no passeio desse último sábado foi bem diferente, fui de casa ao Ibirapuera em 1h, subindo ruas que pareciam retas, o coração nem sentia, fui uma ótima sensação de conquista.
Por isso digo a vocês, não tenham pressa em atingir longas distâncias, comece devagar, faça seu ritmo, sua cadência, que aos poucos e de forma rápida essa evolução virá gradualmente. O importante é dar o primeiro passo, quer dizer, a primeira pedalada. Procure pedalar com amigos que possa te ajudar e incentivar, e o principal de tudo, nunca desistam.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Rolê #40 - Jd Romano (Relato)

Começa o ano para o Chave, destino: Explore ZL - Jd Romano.
Já de cara começamos o ano infringindo a lei...rsrs
Desta vez não registrei nossa passagem pela Ciclovia, talvez por preguiça de ser o primeiro passeio do ano...rsrs. Então seguimos para o extremo leste de São Paulo, Eu, Jana, Sandre, Patricia, Gerson, Cabelo e Rui.
Pedalamos por ruas residenciais do Jd. Helena e Itaim Paulista, é engraçado como o ar interiorano se mistura a agitação da Cidade separados por quarterões.
E como não poderia faltar, as tradicionais fotos do Sandre para o seu Book de (digamos) carros recicláveis...rsrs.
Do Itaim, passamos a explorar as ruas do Jd. Romano, e para não nos perdermos, utilizamos a linha do Tem como bússola.
Enfim chegamos ao destino, Estação Jd. Romano. A linha Safira da CPTM que liga a Estação Brás à Calmon Viana, teve um grande processo de revitalização e construções de novas estações, uma mais bonita que a outra. Quem tiver a oportunidade de passar por lá, vale a pena conferir e apreciar.

A volta seguiu o mesmo trajeto, com uma parada para nos refrescarmos, afinal ninguém é de ferro.
Eu juro que a ideia era um cafezinho, mas com o Sol quente na cabeça só com uma cerveja mesmo...rsrsrs.

Abraços e até a próxima!!!











quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Como Transportar Sua Bicicleta

Como transportar a bicicleta?

by Webbikers

A melhor forma de transportar a bicicleta é dentro do carro. Na área externa, na capota ou na traseira, é mais fácil, mas desprotegido. A bicicleta pode ser facilmente roubada, sofrer com a chuva, detritos voando, portas de garagem…
Para colocar a bicicleta no interior do carro normalmente é necessário retirar as rodas e em algumas situações retirar também o selim. Dá trabalho, rouba espaço, pode sujar o interior ou danificar o carro se a bicicleta não estiver enrolada num cobertor ou numa mala especial. Mesmo em carro pequenos a bicicleta costuma entrar.
Qualquer tipo de rack muda o comportamento do carro, aumentando o arrasto aerodinâmico e o gasto de combustível, mudando o centro de gravidade, diminuindo a capacidade de aceleração, portanto diminuindo também a segurança. Se sua opção é pelo rack compre um que tenha boa qualidade. Estou cansado de ouvir histórias de bicicletas caindo na rua ou estrada. Muito triste. Compre o rack próprio para seu carro e assim evite danos na carroceria.
Onde transportar a bicicleta é um pouco questão de gosto pessoal, mas pense bem: sua bicicleta merece a segurança de estar dentro do carro. Pode ser trabalhoso, desajeitado, mas depois que pegar o jeito verá que é muito melhor.
A qualidade da bicicleta e seu transporte
  • há uma grande diferença entre transportar uma bicicleta de baixa qualidade ou uma de alta qualidade
  • bicicletas de qualidade desmontam e montam as rodas e o selim com muita facilidade, além de não ter cantos vivos e cortantes
  • outra grande diferença está no peso
  • se a questão de transporte da bicicleta é realmente muito importante e freqüente leve em conta a possibilidade de usar uma bicicleta dobrávelTransportando a bicicleta dentro do carro
  • consiga um cobertor ou tecido semelhante para embrulhar a bicicleta
  • muito cuidado com as partes que contenham graxa ou óleo, em especial corrente e engrenagens
  • mantenha um conjunto de cordas elásticas no porta-malas e sempre prenda a bicicleta para evitar que ela se movimente
  • evite que ela se apóie no vidro. Se for inevitável coloque um protetor para evitar o contato direto com o vidro
  • cuidado com áreas cortantes no estofamento ou tapeçaria
  • cuidado para não forçar o câmbio traseiro
  • e se for detalhista, use um cubo dianteiro com blocagem no garfo quando este estiver sem a roda.Transportando a bicicleta fora do carro 
  • é muito importante que o rack tenha boa qualidade
  • o rack tem que estar perfeitamente fixado na carroceria e firme para as bicicletas
  • a placa e as lanternas do carro não podem ser encobertas pelo rack traseiro – o carro pode até ser apreendido
  • com a bicicleta montada no rack não deve exceder a largura do carro
  • cuidado para que pedal, coroa, manete de freio ou guidão não toque na lataria
  • veja se os passadores de marchas não estão sendo forçados
  • cuidado para não danificar a pintura ou até mesmo os tubos da bicicleta – o que é muito comum
  • aprenda a usar bem cordas elásticasTransportando a bicicleta dentro de uma caminhonete, ônibus ou caminhão 
  • prenda a bicicleta na carroceria sempre com cuidado com as peças delicadas
  • se não for possível prendê-la, pelo menos trave as rodas de maneira a que elas não rodem, o que evitará que a bicicleta fique passeando durante o transporte
  • procure sempre colocar a bicicleta entre os eixos de um veículo grande, pois sobre os eixos a trepidação é maior.
    Legislação
  • CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO CONTRAN

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Rolê #40 Pq Ecológico - Jd Romano

Voltamos!!!
Depois de uma pequena pausa de fim de ano, voltamos com força total para as novas pedaladas de 2012.
Começaremos o ano com mais um Explore ZL, desta vez até o Jd Romano.
Nos encontraremos na Ciclovia Varzeas do Tietê, no mesmo local de sempre, na entrada do Parque Ecológico pela Av. Dr. Assis Ribeiro.
Mais informações no flyer abaixo:
Confirmações por aqui ou em nossa página do grupo no Facebook.
Até domingo! Pegue sua Bike e venha!