segunda-feira, 23 de julho de 2012

explore zl - penha [rolê #60]

sexagésimo rolê chave-de-boca. mais uma vez explorando a zl. há uma lenda que faz parte da penha. conta-se que um francês, católico devoto, seguia viagem de são paulo para o rio de janeiro carregando consigo um a imagem de nossa senhora. durante a caminhada ele parou para pernoitar numa colina e no dia seguinte seguiu seu trajeto até dar por falta da imagem. aí ele voltou e a encontrou no alto da colina. no dia seguinte a imagem desapareceu novamente e o francês voltou e encontrou a imagem no mesmo lugar. isso foi interpretado pelo viajante como vontade da santa. a igreja nossa senhora da penha foi finalizada em 1667 e foi ao redor dela que o povoado cresceu.
para quem quer se aventurar pelo bairro, o melhor dia é domingo. porque nos outros dias, principalmente no centro, o movimento de carros é grande. um passeio noturno também é legal, praticamente em qualquer dia da semana. tudo fecha. o bairro dorme. outra coisa que precisa saber: a penha é uma grande montanha. ladeiras enormes são inevitáveis. hoje o rolê foi cheio delas. 
essa rua é a major angelo zanchi. primeira ladeira que pegamos no percurso. lá no topo a basílica da penha, conhecida na região como igreja nova. o caneca, da ftw bike team, primeira vez pedalando com o chave, teve que parar por aí. bike zicou e ele foi arrumar. o pior é que não era zica do tipo que nossas gambiarras pudessem dar um jeito. 
largo do rosário, onde fica a igreja nossa senhora do rosário dos homens pretos, bem no centro da penha. em junho rolou os festejos de seus 210 anos, com várias festas e apresentações no local. pra quem quiser saber mais sobre o largo do rosário tem esse [blog] bem legal. nesse domingo estava rolando uma feira de comida típica da bolívia. de lá seguimos para nosso café da manhã na padaria nova yara, bem conhecida no bairro. 
do lado esquerdo a casa de cultura da penha, onde fica a biblioteca e o teatro martins penna. idealizado pelos moradores da penha que juntaram 50 mil assinaturas reivindicando a criação espaço cultural nos anos 70. agora fechado para reformas há um bom tempo e motivo de revolta para os penhenses. do lado direito, vista da basílica da penha de outro ponto também conhecido na região, a rua padre joão. 
daqui pra frente foi uma série de subidas e descidas, com passagem por lugares conhecidos e frequentados pelos moradores. fui fazendo o caminho no improviso. tinha uma ideia dos pontos que queria mostrar, mas são muitos. a penha vale um explore zl - penha - parte II. passamos pelo morro bar, rua mirandinha, subimos até a av. amador bueno da veiga e descemos para o tiquatira, pra dar um rolê na ciclofaixa do parque.
ciclofaixa do parque tiquatira, inaugurada esse ano. cada vez mais frequentada. ainda mais nos dias de sol. 
asilo bezerra de menezes, onde também fica o centro espírita de mesmo nome e a parada pro caldo de cana. desse local passamos pelo cemitério da penha, descemos até a rua caquito, dando mais uma passada pelo centro da penha até cair lá embaixo no viaduto aricanduva. a surpresa ainda estava por vir. não há rolê digno no bairro sem subir a famosa ladeira da penha. afinal, é lá em cima que fica nosso ponto de chegada: a padaria princesa da penha, bem ao lado da igreja nossa senhora da penha, conhecida na região como "igreja velha". e lá fomos nós.
nós, moradores do danfer, ainda tínhamos que voltar pedalando. pra quem ficou curioso, segue o [link] para o mapa do trajeto feito nesse rolê #60. 

total do percurso, danfer-penha-danfer: 35km.
em relação ao nível do mar: ponto mais baixo (728m), ponto mais alto (791m).
bikers do rolê: adriana, marcos, dárcio, juninho, tenório e sandre.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Rolê #59 - Centro/Paulista [relato]

Manhã de inverno, depois de uma semana super agitada. Por falta de tempo agitamos tudo de última hora, mas como sempre temos cartas nas mangas, então "bóra" para um clássico passeio ao Centro de São Paulo com passada pela Paulista.

Não se iludam com a foto abaixo, era 8h da manhã e apesar do céu azul, estava muito frioooo... e um vento de cortar a alma...rsrs
                           

Mas como não tem tempo ruim para eu pedalar segui para o Metrô Tatuapé.
Para minha surpresa fui o primeiro a chegar, logo depois chegaram Wendel e Marcelo, os únicos corajosos que levantaram cedo para enfrentar o vento...rsrs
Esq. p/ Dir.: Marcelo Wendel

Depois de aguardar possíveis companheiros de frio em vão, seguimos para a Paulista...

Como sempre falo, o Centro de SP aos domingos é um mundo completamente diferente do semanal, e no inverno então, fica bem mais vazio e muito melhor de se apreciar...

Pequeno registro no famoso cruzamento entre a Ipiranga e a São João...

Na subida da Augusta quase chegando na Paulista encontramos nosso amigo Paciullo, um bom apreciador das pedaladas por São Paulo...

Chegando na Praça do Ciclista, como sempre, estava repleta de ciclistas. 
Se você gosta de pedalar e não tem companhia, é só aparecer por lá, sempre tem uma galera chegando ou saindo para algum pedal.


Também encontramos a Bicicloteca, uma espécie de biblioteca em movimento. Movimentada por um bicicleta elétrica a luz solar. 

E por falar em Avenida Paulista, como ela fica linda numa manhã de domingo...
 

Foi a primeira vez que o Marcelo passou por lá, acreditem. Registramos esse momento para a posteridade. Se nosso amigo Dilei estivesse lá, ele diria: "O Marcelo quebrou o chiclete"... frase usada por ele quando foi pela primeira vez no Pq. do Ibirapuera...rsrs. Que significa fazer algo pela primeira vez, ou coisa assim...rsrs
 

Na volta demos uma passadinha no Estadão para reabastecer e aproveitamos para andar pelo Centro... 
Rua Direita

Viaduto do Chá - Shopping Light

Teatro Municipal
 Chegando na Sé, encontramos nosso amigo Gerson que acordou atrasado rsrsrs

Esse foi mais um rolezinho com muito frio, mas que não deixamos de fazer de jeito nenhum...rsrs
Até o próximo!!!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Rolê #59 - Centro/Paulista

Mais um rolezinho do Chave! para domingo.
Um passeio bem tranquilo pelo Centro de São Paulo, com passagem pela Paulista até a Praça do Ciclista e parada no Estadão porque ninguém é de ferro...rsrsrs.

Mais informações no flyer abaixo:
Confirmações por aqui, ou pela nossa página no Facebook.
Pegue sua bike e venha!!!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Bicicletada ZL - Julho 2012



Como sempre, em toda 2ª sexta-feira de cada mês acontece a Bicicletada da Zona leste.

Neste mês será realizada no dia 13/07/2012

Local  Praça Sílvio Romero - Próximo às estações de Metrô Tatuapé e Carrão (mapa(external link))

Concentração  20h00
Saída  20h30

Geralmente saindo um bonde da 
Praça do Ciclista(external link) rumo à ZL às 19:00, informe-se antes de cada Bicicletada.

A Massa Crítica Paulistana convida as pessoas a ocuparem o espaço público de maneira inteligente, festejando a bicicleta como meio de transporte.
Sempre com muita alegria, pessoas em seus veículos não-motorizados irão comemorar de uma maneira nada tradicional a "Mobilidade" de todos os cidadãos da cidade.

"Você aí parado, venha comemorar conosco, é o melhor lado!"

Aqui todo mundo é bem vindo, não importa o valor do seu carro ou a grife da sua cueca.
A Bicicletada (ou 
Critical Mass(external link)) acontece sempre na última sexta feira do mês há mais de 6 anos em São Paulo e a pouco mais de 1 ano na Zona Lesteda capital, assim como em mais de 400 cidades do mundo simultaneamente.

Para participar, a única obrigatoriedade é comparecer no ponto de encontro com um meio de transporte não motorizado; pode ser Bicicleta, Patins, Skate ou até mesmo a pé!