quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Jardim Helena - the easy ride.

Ciclovia Várzeas do Tietê.
Acompanhe. O município de São Paulo é dividido em 96 distritos. Jardim Helena, localizado no extremo leste da cidade, é um deles. Os bairros que formam o Jardim Helena são: Vila Mara e Parque Paulistano na parte oeste do distrito. Jardim Romano, Vila Itaim e Jardim Aimoré na parte leste. O que acontece é que o senso comum dos moradores diz que esses três últimos bairros ficam no distrito de Itaim Paulista, e os dois primeiros no distrito de São Miguel Paulista. O Jardim Helena fica assim, no meio dessa confusão administrativa. 
Segundo o mapeamento das regiões mais vulneráveis da capital, CEM (Centro de Estudos da Metrópole) da USP de 2003, o bairro é apontado como um dos mais carentes da cidade. Outra matéria jornalística apontou o Jardim Helena como o bairro com maior número de mortes de ciclistas. 
Depois da construção da ciclovia Várzeas do Tietê, que por enquanto faz a ligação Penha-Jardim Helena, fizemos vários rolês por lá. Pedalar pelo Jardim Helena é bem fácil, as ruas são todas retas e encontramos várias feiras de rua na região. Frequentemente fazemos um rolê que apelidamos de "o rolê da capivara", que termina com um pastel na feira ou um café na padaria Tom & Jerry.
Não há como se perder no Jardim Helena. Pra quem vai sentido leste, o Rio Tietê seguirá sempre à esquerda e a linha 12 da CPTM à direita. Uma dica de pedal é seguir até a estação Jardim Romano e se espantar com a quantidade de bikes. Outra é atravessar a passarela da estação Jardim Helena-Vila Mara e seguir até o Parque Chico Mendes. Apesar da matéria jornalística acima citada, nossos passeios, geralmente aos domingos, foram sempre seguros pela região.  

Bikers: Evandro, Vinícius, Edson, Edgar e Sandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário