terça-feira, 26 de junho de 2012

10 anos de Bicicletada


Foto da Primeira Bicicletada em São Paulo em 29/06/2002

Bicicletada acontecerá em São Paulo dia 29/06/2012 como sempre a última sexta-feira do mês.

Este mês a Bicicletada SP comemora 10 anos, confira como foi a PRIMEIRA BICICLETADA DE SP.

Nos reunimos na Praça do Ciclista (external link)( esquina da avenida Paulista com a Consolação ).

O encontro começa a partir das 18 horas e saímos em massa crítica por volta das 20 horas, ocupando as ruas para festejar a bicicleta como meio de transporte.

A Massa Crítica Paulistana convida as pessoas a ocuparem o espaço público de maneira inteligente.

Sempre com muita alegria, pessoas em seus veículos não-motorizados irão comemorar de uma maneira nada tradicional a "Mobilidade" de todos os cidadãos da cidade.

Faça da Bicicletada SP a SUA Bicicletada. Vale levar cartazes, levar animais, ir fantasiado, protestar, berrar, fazer apitaço e falar no megafone.

"Mais amor, menos motor por favor!"

Aqui todo mundo é bem vindo, não importa o valor do seu carro ou a grife da sua cueca, venha como puder.....
A Bicicletada Paulistana (Critical Mass(external link)) acontece sempre na última sexta feira do mês há mais de 6 anos, e em mais de 400 cidades do mundo, simultaneamente. Para participar, a única obrigatoriedade é comparecer no ponto de encontro com um meio de transporte não motorizado. Pode ser Bicicleta, Patins, Skate ou até mesmo com seus próprios pés.
Não tem bicicleta ou não sabe pedalar?... sem problemas. Apareça o quanto antes na praça do ciclista ou entre em contato através dos links abaixo e veja como fazer para pegar uma bicicleta emprestada.

∴LOCAL:
O mesmo de sempre, Praça do Ciclista, que fica no canteiro central da Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra.

∴HORÁRIO:
O mesmo de sempre, concentração a partir das 18:00 e saída às 20:00.

∴TRAJETO:
Como sempre, decidido na hora, mas sempre um trajeto que seja possível para toda a massa.

Apareça e confira. Em caso de chuva, a Bicicletada está automaticamente CONFIRMADA, pois quem pedala sabe que depois da tempestade vem o ar limpo, pelo menos por algumas horas.

Mais informações: www.bicicletada.org/saopaulo

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rolê #58 - Ciclovias da ZL [Relato]

Depois de estar ausente nos últimos dois passeios do Chave!, e para alegria de meu amigo Sandre, estou de volta. E nada melhor do que voltar andando por caminhos muitas vezes utilizados em nossos passeios. 
Esse passeio surgiu conversando com o Wendel durante a semana que sugeriu de irmos na Ciclovia ou na Ciclofaixa, então disse, porque não fazemos as duas, ou melhor porque não juntamos as três... Ciclovia da Radial, Ciclofaixa Tiquatira e Ciclovia do Parque Ecológico. 
Então logo cedo estávamos no ponto de encontro, eu, Sandre, Wendel, Marcelo, Gerson, Tenório, Dárcio e o casal estreante, Jaime e Alessandra.
Esq. / Dir.: Dárcio, Marcelo, Tenório, Sandre, Wendel, Alessandra, Jaime e Gerson. Foto: Marcos
Começamos nosso passeio pela Ciclovia Caminho Verde (Radial), essa ciclovia tem aproximadamente 13 km indo do Metrô Tatuapé até o Metrô Itaquera, beirando a linha de metrô, é uma boa opção de caminho, mas a qualidade do asfalto e a falta de segurança em alguns setores, fazem com que muitas pessoas sigam outros trajetos nesta região. 
Encontramos no caminho algumas obras do metrô que atrapalhavam um pouco o caminho.


Mas os jardins colocados ao longo da ciclovia são um charme a parte, na primavera fica lindo.

Mas o ponto alto da Ciclovia é a Praça Pedalare!, local de encontro do Pedalare! em muitos passeios que deu origem a praça...rsrs
Praça Pedalare!
 Depois de pouco mais de 10 km chegamos ao Metrô Artur Alvim, fazendo a transferência para a Ciclofaixa.

Uma paradinha rápida para ir ao banheiro..rsrs

 Já na Ciclofaixa o Sandre tentou mostrar todas as suas habilidades ciclísticas...rsrs.

A Ciclofaixa de Lazer da ZL é uma ótima opção para quem está começando a pedalar e quer andar com segurança, inaugurada em Março de 2012 ela vem tendo cada vez mais adeptos, e o dia de ontem estava ótimo para um passeio, o movimento estava intenso na ciclofaixa.

Enfim, chagamos na "menina dos olhos" do Chave!, a Ciclovia Várzeas do Tietê, que começa na Penha na entrada do Parque Ecológico do Tietê seguindo por 14 km até chegar no Jardim Helena. Essa ciclovia é caminho para grande parte dos passeios do Chave!, seja na ida ou na volta. É uma ciclovia plana e bem tranquila, e após o quilômetro seis o visual é incrível. Esta um pouco judiada pelo tempo e por algumas obras em seu percurso, mas é um ótimo lugar para quem quer passear ou apenas jogar conversa fora em cima de uma bicicleta.



No final de nosso passeio alguns de nossos amigos tiveram que ir embora por compromissos, e outro seguiram comigo até a mais famosa Padaria da Região do Jardim Helena a "Tom & Jerry".
Mas para variar esqueci de tirar fotos do local.

Esse foi mais um passeio do Chave!, semana que vem tem mais.
Quem tiver interessado em fazer esse trajeto que eu recomendo é só acessar o link: Ciclovias da ZL.

Abraços.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Rolê #58 - Ciclovias da Zona Leste

Bora pedalar galera!!!
Neste domingo iremos pedalar pelas ciclovias e ciclofaixa da nossa região, a ideia é fazer uma ligação entre elas.
Nos encontraremos no inicio da ciclovia da Radial no Metrô Tatuapé e de lá passaremos para ciclofaixa do Tiquatira pela passarela do Metrô Artur Alvim indo até a Penha e chegaremos na Ciclovia do Parque Ecológico. 

Confira aqui o trajeto.

Mais informações no flyer abaixo:
Confirmações por aqui ou pela nossa página no Facebook.
Pegue sua bike e venha!!! Até lá!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

#57 - parque chico mendes - explore zl

fotos de wendel trindade
o rolê #57 tinha sido programado para a quinta-feira de feriado. a chuva não deixou. mas essa turma não desanima. bora domingo? e assim foi. saímos do ct da portuguesa. de lá chega-se ao jardim helena pela ciclovia do parque ecológico do tietê. do jardim helena, pedalando por ruas residenciais, chega-se à estação da cptm jardim helena/vila mara. atravessando a passarela da estação é um pulo pra se chegar ao parque chico mendes, localizado no distrito da vila curuçá, região suburbana da zona leste de são paulo. já havíamos feito um rolê pra lá (veja aqui o #37). o local é bem pequeno, mas bem conservado. não pode entrar de bike, mas tem uns paraciclos na entrada. dessa vez foi a estréia de mariana. o pessoal voltou de trem e eu segui pela avenida doutor josé artur nova, no jardim helena, até o bairro das pimentas, em guarulhos. é meio tenso a situação na região. muitos morros e ruas bem estreitas com muito movimento de carros. mas há um local de onde se tem uma visão bem legal da zona leste. na divisa de são paulo com guarulhos, tem uma região onde o rio tietê faz uma enorme curva. interessante pra quem gosta dessas coisas. imagino a força das águas, num dia de chuva forte como hoje.  





terça-feira, 5 de junho de 2012

primeira bike

comecei a pedalar com essa bike. exatamente do jeito que ela está nessa foto. tinha trocado só o banco. essa foto foi tirada no parque ecológico do tietê. tinha acabado de me mudar lá pra perto e pedalava aí quase todas as manhãs. um dia pensei em ir ao trabalho de bicicleta. moro no jardim danfer e trabalhava na vila matilde. cerca de 7 kms. uma distância bem curta até pra iniciante. o problema é que a região é cheia de subidas e descidas. muitas delas por avenidas cheias de carros e ônibus. fui. a minha grande surpresa foi ver que tinha ido mais rápido do que pegar dois ônibus pra fazer o mesmo caminho. foi uma surpresa mesmo! eu cheguei cansado, mas tive um bom tempo pra descansar antes de começar a trabalhar. logo, descobri que teria que fazer algumas modificações. tanto pra se adequar melhor ao meu tamanho e ficar mais confortável pra pedalar quanto em questão de peças melhores.
o que fiz pra me informar foi conversar com alguns amigos que pedalavam e ler sobre bikes na internet. troquei as rodas e os pneus. coloquei pneus slick 1.5. deve ser o melhor tipo de pneu pra pedalar na cidade, vejo muitas pessoas usarem. pra mim, foi uma diferença grande. o desempenho melhorou muito. acabei trocando quase tudo na bicicleta. na foto acima o banco ainda não era ajustado adequadamente para o meu tamanho. mas logo percebi isso e subi um pouco mais. foi com a bike desse jeito que comecei a participar de bicicletadas e fazer rolês em grupo com o chave-de-boca. além de ir ao trabalho, apesar da pouca frequência. 
depois acabei trocando de guidão, colocando esse mais alto. ficou bem mais confortável pro tipo de uso que faço da bike. instalei também esse bagageiro, o que me fez usar bicicleta pra outras atividades. hoje levo roupas na lavanderia, faço compras e coloco a mochila na garupa pra não pesar nos ombros. por último, coloquei o pezinho pra estacionar a bike. nem sei porque demorei tanto. 

e você? diga sobre sua primeira bike. mande aqui pra gente a história. compartilhe!
até mais, pedaleiros.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

#56 - tatuapé > pacaembu

aline, gerson, sandre, wendel, berg, aruana e tenório
56 rolês organizados pelo chave-de-boca até a data de hoje. não sei bem se organizados seria a palavra certa. o que fazemos é propor um rolê, bolar um flyer tosco e ver quem aparece pra se aventurar pela urbe paulistana. dessa vez, estréia de aruana, amiga de aline, no grupo. partimos do final da ciclovia da radial leste, no tatuapé e fomos até o estádio do pacaembu.
cena típica. um com a mão na massa e os outros olhando. é assim que se aprende. antes tínhamos o ivan, que ultimamente tem ficado aos domingos com sua filhinha helena, recém nascida. agora temos rafael tenório, que é uma figura. mas quem não é nesse grupo? o que não falta agora é uma chave-de-boca pra resolver nossos problemas. rumemos, o estádio nos espera. 
à esquerda, marcos. foi fazer um trabalho voluntário como bike anjo pelo centro de são paulo e nos encontrou pros drinks e petiscos no minhocão. dessa vez sem cerveja. e penso aqui que poucas coisas nos fazem desistir da cerveja. o caldo de cana é uma delas. confere, marcos? logo mais o próximo rolê. semana de feriado e bicicletada zona leste. porque a gente gosta de pedalar.  

Rolê #57 - Explore ZL - Parque Chico Mendes


É quinta-feira? Mas é dia de Rolê com o Chave!, e dia de Explore ZL, faremos um passeio até o Parque Chico Mendes, na Vila Curuçá. Quem não conhece, fizemos esse passeio no Rolê #37.
Nos encontraremos na Ciclovia do Parque Ecológico do Tietê, em frente ao CT da Portuguesa, de lá seguiremos pela ciclovia até o seu final no Jd Helena, cortando pela Vila Mara até chegar ao parque.
Clique aqui para visualizar o trajeto.
No parque não poderá entrar de Bike, mas há paraciclos para serem presas, não esqueça o seu cadeado.
Mais informações no flyer abaixo:
Confirmações por aqui ou pela nossa página no Facebook.
Pegue sua bike e venha!!!