A Bicicletada de inauguração da CircoFaixa de Lazer acontecerá em São Paulo dia 31 Agosto.
Traga seu nariz de palhaço para comemorarmos mais essa pseudo conquista.
Nós ciclistas que usamos a bicicleta todo dia da semana não vamos ser cúmplices dessa pirotecnia de uma ciclofaixa de lazer aqui, uma pinturinha acolá e uma ou outra menção favorável na mídia.
Vamos nos engajar no cerne da questão, que é exigir a regulamentação da lei 14.266 que foi promulgada em 26/12/2006 e até hoje não foi regulamentada. Para saber mais sobre a lei 14.266: Lei 14.266
A prefeitura argumenta que a circofaixa é uma "forma de educar motoristas". É mentira, esse foi um discurso construído pelo marketing, à medida que o tempo avança e as críticas surgem. Onde está o planejamento dessa "educação"? Não tem. Não tem próximo passo, não tem história, não tem lastro, é só presente, só espetáculo. E isso se desmancha no ar como se desmancharam os bicicletários da Porto Seguro, a campanha de caronas da Chevrolet e tantas outras coisas que são só marketing.
Nos reunimos na Praça do Ciclista ( esquina da avenida Paulista com a Consolação ).
O encontro começa a partir das 18 horas e saímos em massa crítica por volta das 20 horas, ocupando as ruas para festejar a bicicleta como meio de transporte.
A Massa Crítica Paulistana convida as pessoas a ocuparem o espaço público de maneira inteligente.
Sempre com muita alegria, pessoas em seus veículos não-motorizados irão comemorar de uma maneira nada tradicional a "Mobilidade" de todos os cidadãos da cidade.
Faça da Bicicletada SP a SUA Bicicletada. Vale levar cartazes, levar animais, ir fantasiado, protestar, berrar, fazer apitaço e falar no megafone.
"Mais amor, menos motor por favor!"
Aqui todo mundo é bem vindo, não importa o valor do seu carro ou a grife da sua cueca, venha como puder.....
A Bicicletada Paulistana (Critical Mass) acontece sempre na última sexta feira do mês há mais de 6 anos, e em mais de 400 cidades do mundo, simultaneamente. Para participar, a única obrigatoriedade é comparecer no ponto de encontro com um meio de transporte não motorizado. Pode ser Bicicleta, Patins, Skate ou até mesmo com seus próprios pés.
Não tem bicicleta ou não sabe pedalar?... sem problemas. Apareça o quanto antes na praça do ciclista ou entre em contato através dos links abaixo e veja como fazer para pegar uma bicicleta emprestada.
∴LOCAL:
O mesmo de sempre, Praça do Ciclista, que fica no canteiro central da Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra.
∴HORÁRIO:
O mesmo de sempre, concentração a partir das 18:00 e saída às 20:00.
∴TRAJETO:
Como sempre, decidido na hora, mas sempre um trajeto que seja possível para toda a massa.
Apareça e confira. Em caso de chuva, a Bicicletada está automaticamente CONFIRMADA, pois quem pedala sabe que depois da tempestade vem o ar limpo, pelo menos por algumas horas.
Calendário Google
O que é NÃO é legal fazer durante a Bicicletada:
--Insultar verbalmente e ou agredir pedestres, motoristas, passageiros de coletivos e pessoas nos bares, mesmo se eles provocarem
--Provocar as mulheres na rua. Tanto elas como as mulheres da bicicletada podem se sentir ofendidas
--Andar com a bicicleta nas calçadas
--Correr na frente para bloquear o tráfego antes da massa chegar
--Andar na contra-mão
--Esquecer de sorrir, acenar e falar com outras pessoas
--Imaginar que você é moralmente superior só porque está pedalando uma bicicleta
--Abster-se de dizer aos companheiros o que você acha do seu comportamento, seja bom ou ruim. Converse com os outros!
--Interromper desnecessariamente acessos que não serão utilizados pelo passeio
--Usar pistas que não são necessárias. Se houver múltiplas faixas, vamos liberar algumas para os veículos mais rápidos.
--Esquecer que todos somos responsáveis por fazer a massa crítica que nós queremos.
O que é legal fazer durante a Bicicletada:
>>Fantasiar-se para chamar a atenção e alegrar o movimento
>>Distribuir panfletos aos pedestres e motoristas explicando porque estamos ali. (imprima o seu: http://bit.ly/lBGwnF )
>>Conversar com o ciclista do lado, fazer amigos e se divertir
>>Cuidar da segurança de todos
>>Abordar amigavelmente aqueles que estão desrespeitando os pedestres e motoristas
>>Distribuir flores e conversar com outras pessoas, passageiros de ônibus e motoristas
>>Convidar as pessoas a se juntarem a nós na próxima vez
>>Liberar pistas para que veículos e ônibus presos atrás da massa possam passar. Se queremos respeito, também temos que compartilhar.
>>Diminuir a marcha regularmente se você estiver na frente (não importa o quão devagar você acha que está pedalando, lacunas estarão se abrindo atrás de você)
>>Parar no semáforo vermelho quando estiver na frente para permitir que o resto da massa se junte a você
>>Continuar pedalando no semáforo vermelho se a massa já estiver atravessando o cruzamento, pois ficar juntos é mais seguro e previsto por lei
>>Preencher lacunas; massa crítica depende da densidade de bicicleta em relação ao automóvel
>>Lembrar-se que o prazer e o convívio são mais subversivos do que a raiva e provocação.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
#63 - rolê da caixa d'água - mais um explore zl
já dizia o flyer: ladeiras. pois é, depois de fazer um tempo na frente do cet da portuguesa ali na ciclovia várzeas do tietê, hora de explorar a zona leste. subidas inevitáveis nesse rolê, nosso primeiro checkpoint: caixa d'água do cangaíba. pra chegar lá pegamos a rua dos professores. o corpo frio ainda, essa subida deu o tom do rolê. subindo ali, subiríamos qualquer lugar nesse passeio. segundo o mapa a pedalada seria de 22km. mas acabou sendo um pouco mais, já que houve pequenas mudanças no trajeto e no final esticamos até a padaria tom & jerry no jardim helena pro café da manhã. de quebra, fizemos umas trilhas no parque ecológico no final do rolê.
galera bem na esquina da rua dos professores com a avenida cangaíba. linda vista do parque ecológico do tietê lá embaixo. cresci e ainda moro nessa região. já andei bastante de bike por essas bandas. e pensei em levar os amigos do chave pra conhecer uns pontos altos que gosto. essa região toda é uma cadeia de montanhas, com várias ladeiras.
no caminho do segundo checkpoint resolvemos fazer uma surpresa para o marcos. já que ele não foi no rolê, o chave-de-boca foi até ele. mas cadê o café marcos? chateado.
o ponto mais alto da vila cisper. brinquei muito nesse lugar quando era pequeno. o éder também mora nessa região. já faz quase um ano que levei a adriana pra conhecer esse morro. e desde então pensávamos em fazer um rolê com o grupo por lá. a visão é muito legal desse ponto. nos dias de ar mais limpo, conseguimos ver o pico do jaraguá. dá pra ver quase toda a extensão da serra da cantareira, o parque ecológico do tietê, boa parte de guarulhos e de alguns bairros da zona norte. e, óbvio, os bairros mais próximos como a vila silvia, o jardim danfer e quase toda a vila cisper.
segundo checkpoint: caixa d'água da ponte rasa. eu não conhecia essa praça que fica na rua de trás. foi a dica do carlos henrique. a galera pirou na vista. com visão pra artur alvim, vila formosa, vila matilde e outros bairros. muito legal!
e finalmente, o terceiro checkpoint - caixa d'água de ermelino matarazzo - antes da volta pro parque ecológico descendo a avenida abel tavares e saindo na assis ribeiro. em praticamente 2 horas passeamos por vários lugares desse pedaço de zona leste. 10:45 já estávamos de volta ao parque. isso animou a esticada até o jardim helena. vamos ver se no próximo rolê da caixa d'água nós incluímos mais um checkpoint. talvez a caixa d'água de artur alvim.
bikers: éder, wendel, marcelo, carlos henrique e sandre.
fotos de wendel.
mapa do rolê no link.
Marcadores:
Cangaíba,
Ermelino Matarazzo,
Explore ZL,
Ponte Rasa,
sandre quirino
sábado, 18 de agosto de 2012
#63 - explore zl - rolê da caixa d'água I
mais um explore zl do chave-de-boca. famosos na zona leste, esses reservatórios de água da sabesp, mais conhecidos com caixa d'água, estão espalhados por toda parte. nesse primeiro rolê vamos passar por três: cangaíba, ponte rasa e ermelino matarazzo. junte-se a nós.
Marcadores:
Cangaíba,
Ermelino Matarazzo,
Explore ZL,
Ponte Rasa,
rolê da caixa d'água,
sandre quirino
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
#62 - penha > parque estadual do belém
antes do relato em si, deixe-me abrir um parêntese. quando era adolescente, lembro uma vez que uns amigos e eu pegamos nossas bicicletas e fomos dar um rolê da vila cisper até a penha. nossas mães não podiam nem imaginar aquilo. e pra nós, foi uma grande aventura. e lembro que no outro dia eu não conseguia nem andar direito. depois desse rolê, fizemos outros. todos combinados na surdina. curioso lembrar, não tinha medo dos carros, pedalávamos perto da guia e em calçadas. aquele bando de moleques. fora os tombos e as mentiras quando chegávamos em casa com o joelho, mão ou cotovelo ralados. depois a bicicleta ficou encostada no quartinho dos fundos, um dia sumiu. devem ter dado ela pra alguém.
anos mais tarde, voltei a pedalar. pedalava sozinho na maioria das vezes, depois comecei a ir do jardim danfer até a vila matilde pra trabalhar. tinha pedalado algumas vezes com o ricardo e o hugo. um dia bateu aquela vontade de convidar os amigos, alguns daquela época dos rolês secretos, e fazer um rolê legal. combinamos via facebook que iríamos até o centro, numa sexta-feira à noite. imagine só. alguns já pedalavam, outros não pedalavam há anos. obviamente, todos mais velhos e responsáveis, nos preocupamos com várias questões. é seguro pedalar à noite? capacete? luvas? quem vai na frente? contra-mão? calçada? e se furar pneu? o os carros? iluminação? enfim, tudo pronto e combinado, partimos do metrô vila matilde na zona leste rumo ao centro de são paulo. logo ali no brás, um problema. meu pedal saiu da pedivela. alguém tem uma chave-de-boca?
12 pessoas. ninguém tinha pensado em levar uma chave-de-boca.
foi assim que o nome do grupo surgiu. aliás, nem tínhamos pensado em formar um grupo. só que esse rolê com os amigos foi tão legal que combinamos outros rolês e a coisa evoluiu para um grupo. nossa principal proposta é definir um ponto de partida, um de destino, e pedalar. damos algumas informações básicas, avisamos se o rolê é suave ou mais pegado, damos uma noção de distância. o marcos, grande amigo de colegial, voltou a pedalar com a gente e hoje ajuda como voluntário no projeto bike anjo e trabalha no programa escolas de bicicleta. sem ele o chave-de-boca teria sido alguns poucos rolês. e hoje já estamos no #62. muitos pegaram avenidas pela primeira vez pedalando com a gente. grandes amizades foram feitas. através do chave-de-boca como ponto de partida, muitos entraram pro universo da bike. hoje participam de outros rolês, fazem viagens. outros conheceram a bicicletada. enquanto isso nós vamos fazendo o que mais gostamos: dar rolês de bike.
ah, o rolê #62!
o wendel tinha sugerido uma vez fazermos um rolê para o parque estadual do belém. ele já tinha levado seu irmão yan pra lá. aí, domingo, dia dos pais, todo mundo tem que voltar cedo pra casa pra almoçar. foi aí que a adriana sugeriu fazermos um rolê suave da penha até o tal parque.
ponto de encontro sugerido: escada de acesso ciclovia metrô penha. acho que teremos que mudar da próxima vez. já estamos atrapalhando os usuários que se deslocam por lá. dessa vez estávamos em 18.
rumo ao parque estadual do belém. logo ali. essa é a ciclovia caminho verde, na zona leste de são paulo. vai do metrô itaquera até o tatuapé. na foto: érika e fabio.
wendel com seu pequeno irmão yan, 7 anos. na rampa do metrô tatuapé pra atravessar a passarela.
parque estadual do belém. adriana e patricia pousando pra foto. se conheceram aqui no grupo.
a trupe toda. não me lembro de tanta gente, com exceção do rolê de aniversário de 1 ano.
isso porque é inverno. dia lindo de céu azul sem nuvens e muito quente.
sempre bate aquela fome do cão depois de uma pedalada. a evelin investiu nesses doces. eu fui na dela e perdi o apetite pra cerveja. chateado.
enfim, sem agradecimentos especiais senão vira programa do faustão.
abraços e boas pedaladas!
Marcadores:
Explore ZL,
Parque Estadual do Belém,
sandre quirino
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
rolê #62
Marcadores:
Explore ZL,
Parque Estadual do Belém,
sandre quirino
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
rolê #61 - le tour da penha de france
você que nos acompanha já sabe o tipo de ciclo-grupo que o chave-de-boca é. não se pode esperar muito de um grupo cujo patrono é jaiminho [leia rolê #16 pra entender]. de tour de france, nosso rolê não teve nada. e o nome do rolê só foi esse porque há uma avenida na penha chamada av. penha de frança. aí você já sabe, um vem e fala: le tour da penha de france. piadinhas típicas entre ciclistas de nosso naipe. enfim, o que queremos mais é pedalar e se divertir. de preferência com paradas pra comer e beber algo.
9 horas da manhã no metrô penha. mas pra marcos, éder e eu, o rolê começou mais cedo. 8:20 na padaria anjo da guarda, na vila silvia. fomos num gás só pra chegarmos no horário. coisa que não fazia há tempos. ultimamente tenho pedalado devagar quase parando. às 9h, outros pedalistas já estavam nos esperando: aline, mariana, wendel, darcio e a estreante mimy. ela veio lá do bairro do limão. pegou o metrô da barra funda até a guilhermina e alugou uma bike no bicicletário do metrô. olha só que legal. e tem gente que quer pedalar e fica procrastinando. bom, depois de 15 minutinhos pra ver se chegaria mais alguém, começamos nossa volta pela penha. como havia falado no rolê anterior, o explore zl - penha [rolê #60], a penha é uma montanha. mas dessa vez a ideia era evitar os grandes morros e fazer um rolê suave. a coisa é que pra se chegar no centro histórico da penha, subir é inevitável.
já no largo do rosário, encontramos carlos e maria isabel. junto com darcio, eles formam o pedalare!, outro grupo aqui da zona leste que conhecemos nas pedaladas. carlos havia dito que provaria os tais pratos da culinária boliviana, mas desistiu. o passeio seguiu pela avenida penha de frança, passando pela ciclofaixa do tiquatira e terminando no parque ecológico do tietê. praticamente quintal de casa do chave-de-boca. lá tive o imenso prazer de reencontrar wesley, aluno das antigas, que pra minha surpresa, anda de bike também. deixarei mais detalhes com o carlos e seu estilo muito bem humorado de descrever os rolês por aí. não deixe de ler e ver as fotos:
au revoir!
Bicicletada Zona Leste - Agosto/2012
Como
sempre, em toda 2ª sexta-feira de
cada mês acontece a Bicicletada
da Zona leste.
Neste
mês será realizada no
dia 10/08/2012
〆Concentração → 20h00
〆Saída → 20h30
Geralmente saindo um bonde da Praça do Ciclista rumo à ZL às 19:00, informe-se antes de cada Bicicletada.
A Massa Crítica Paulistana convida as pessoas a ocuparem o espaço público de maneira inteligente, festejando a bicicleta como meio de transporte.
Sempre com muita alegria, pessoas em seus veículos não-motorizados irão comemorar de uma maneira nada tradicional a "Mobilidade" de todos os cidadãos da cidade.
"Você aí parado, venha comemorar conosco, é o melhor lado!"
Aqui todo mundo é bem vindo, não importa o valor do seu carro ou a grife da sua cueca.
A Bicicletada (ou Critical Mass) acontece sempre na última sexta feira do mês há mais de 6 anos em São Paulo e a pouco mais de 1 ano na Zona Leste da capital, assim como em mais de 400 cidades do mundo simultaneamente.
Para participar, a única obrigatoriedade é comparecer no ponto de encontro com um meio de transporte não motorizado; pode ser Bicicleta, Patins, Skate ou até mesmo a pé!
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
#61 - le tour da penha de france
Marcadores:
Ciclofaixa ZL,
Parque Ecológico do Tietê,
Pedalare,
Penha,
sandre quirino
Assinar:
Postagens (Atom)