quinta-feira, 10 de abril de 2014

#94 - A flor do altiplano andino na ZL.

flyer tosco.
Antes, um breve prólogo geográfico-administrativo. Como já comentei aqui antes, a divisão territorial e administrativa da cidade de São Paulo é feita oficialmente de duas formas: uma geográfica e outra administrativa. Centenas de bairros formam distritos. Distritos são agrupados e administrados por Subprefeituras. Não é assim tão simples como parece. Outras subdivisões não oficiais são adotadas por empresas privadas, ONGs e outros órgãos. Entre essas dezenas de distritos, há o distrito do Pari, um dos menores da capital. Localizado na região central, fica a nordeste do chamado Centro Histórico da Capital. Apesar da sua posição geográfica voltada mais ao norte, pertence à região administrativa Sudeste, visto que o bairro integra a Subprefeitura da Mooca. Portanto o Pari fica na Zona Leste.

Cravado entre os rios Tamanduateí e Tietê, tem uma história interessante em torno de seu nome: pari era uma cerca de taquara ou cipó feita pra pescar peixes. No início do século XX recebeu uma grande quantidade de imigrantes italianos, espanhóis, portugueses e gregos. Na década de 40, sírios e libaneses. Já nos anos 80, coreanos. E finalmente nos anos 90, começa a receber um grande número de imigrantes bolivianos que costumam se reunir aos domingos na Praça Kantuta. 

bike do Tonimar.
Kantuta, também possível a grafia Cantuta, é uma planta com flor típica do altiplano andino. É a flor nacional do Peru. Essa foi a segunda vez que o grupo fez um passeio para esse pedaço da Zona Leste. Segundo o site brasilbolivia.com, em dias de festa a praça chega a receber 3 mil pessoas. Partindo do bairro da Penha - que agora também tem uma feirinha boliviana no Largo do Rosário - o caminho até o bairro do Pari é praticamente todo plano. O rolê pelas ruas do Brás e Pari, aos domingos, vale muito a pena. Não deixe de experimentar uma salteña, empanada típica da Bolívia, e beber uma Paceña, a cerveja mais conhecida de lá. Se for mais forte, pode experimentar uma Chincha. Ficou curioso? Pegue a bike e vá conferir.

Igreja Santo Antonio do Pari.
Bikers: Mike, Tonimar, Ana Paula, Renato, Marcio, Luciano, Pérola, Fabio, Patricia, Eder, Guilherme, Evelin, Wendel, Kelly, Marcos e Sandre. 

Um comentário: