terça-feira, 22 de novembro de 2011

Os Bike Anjos

Você já ouviu falar nos “Bike Anjos” , ciclistas voluntários que ajudam pessoas a vencerem o medo de usar a bicicleta nas ruas da cidade? O Bike Anjo de novo não tem nada, ele já existia de forma menos organizada há vários anos na cidade de São Paulo.

Diversas pesquisas apontam que quanto maior o número de bicicletas circulando, mais seguro é para o ciclista. Você quando está dirigindo, já reparou como há muitos ciclistas em cidades litorâneas? Se você repara é porque você os vê e só o fato de vê-los já faz com que você tome atitudes mais defensivas, consequentemente acaba se acostumando a dividir espaço no viário com eles.

Um bom exemplo é a cidade de Ubatuba, que tem uma frota de bicicleta maior do que sua população. A maioria dos motoristas da cidade ou também pedalam ou tem ciclistas em sua família. Esse fato reflete diretamente nas estatísticas que apesar do grande número de ciclistas, os índices de acidentes fatais são insignificantes.


A cidade de São Paulo é outro bom exemplo, quem mora na cidade percebe que ocorreu um aumento significativo de ciclistas nas ruas. Em contrapartida nesses 5 anos que passaram houve uma redução de 42% nos índices de acidentes fatais, algo que se deve basicamente ao crescimento do número de ciclistas e no aumento do respeito por parte dos motoristas. O Bike Anjo também tem o seu papel para a redução desses índices.

Através de listas, blogs, fóruns e sites que falam sobre a bicicleta, diversas eram (e são) as pessoas que procuravam dicas de como iniciar no mundo pedal. Vários eram os ciclistas que de forma voluntária acabavam ajudando esses novatos, não apenas pelo desejo de ver mais ciclistas nas ruas, mas também pelo prazer em proporcionar essa alegria ao ciclista que muito sonhou em ter essa maravilhosa sensação de liberdade, mas até então não tinha a coragem para pedalar.

Dentro dessas listas e grupos de discussão surgiu esse nome “Bike Anjo”. Alguns desses Anjos vislumbrando a necessidade de uma organização para ajudar um número maior de pessoas, criaram um site simples e mapearam centenas de voluntários, realizando a ponte entre o Anjo com o ciclista iniciante.

Não apenas apoio o projeto por ser algo “legal”, mas também por ser mais um dessas centenas de Bike Anjos que já teve a felicidade de ajudar um sem número de ciclistas a perderem o medo e tomarem as ruas. Convido todos  a conhecer esse maravilhoso projeto do Bike Anjo que já fez a diferença para tantas pessoas e quer continuar fazendo.

André Pasqualini – Repórter Conviva


Nenhum comentário:

Postar um comentário